quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Sem pânico e exagero é possível evitar problemas
Medidas simples para evitar a transmissão de doenças
Superbactéria, nova gripe e outras descobertas estão deixando as pessoas preocupadas e algumas chegam ao exagero. Não é preciso entrar em pânico e o dr. Abrão José Cury Jr, presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, dá orientações básicas para evitar a transmissão de doenças.
Doentes – Evite o contato direto, como beijos e apertos de mão, com pessoas doentes. Se possível, evite ambientes fechados, ou no mínimo, mantenha distância.
Roupa – A roupa, em geral, não é um veículo para transmissão de vírus. O vírus da gripe, por exemplo, é transmitida pelo ar. Portanto, apenas profissionais que atuam em hospitais devem tomar cuidado com o jaleco quando entram em ambientes controlados, como o centro cirúrgico.
Ventilação – A concentração de vírus e bactérias, em ambientes fechados, facilita a transmissão de doenças. A ventilação é a solução. Abrir janelas por algumas horas ao dia e manter limpo o sistema de ar condicionado ajudam muito.
Vacina – Crianças e idosos devem recorrer às vacinas, em especial, contra gripe, pneumonia e hepatite B. As consequências das doenças nessas duas populações são mais perigosas, portanto a prevenção, através da vacina, é uma importante aliada.
Hepatite – Se não tem certeza se tomou a vacina contra a hepatite, a pessoa deve procurar um médico para fazer o exame de detecção da doença. Além de tomar medidas para tratamento, a pessoa poderá evitar transmitir a doença para outros sem saber.
Hospital – Pessoas que vão ao hospital para trabalhar ou visitar doentes devem lavar as mãos, dentro do hospital, ao entrar e ao sair.
Mãos – Lavar as mãos o maior número de vezes ao dia é o procedimento mais simples e o mais importante. Com as mãos, as pessoas tocam maçaneta, corrimão, olhos, boca e muito mais, o que facilita levar vírus e bactérias de um lugar para outro.
O dr. Abrão Cury enfatiza que essas medidas de higiene e segurança valem para sempre.
Assinar:
Postagens (Atom)