quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Obesidade é doença, não existe gordo saudável

Dez passos para começar a combater a obesidade

Dez dicas para que o obeso se sentir melhor e começar a combater essa doença que abre as portas do organismo para outras doenças.

1. Preocupe-se com sua saúde, mais do que com seu aspecto estético.

2. Não sucumba às promessas de medicamentos mágicos, de dietas milagrosas e equipamentos de ginástica que trabalham por você.

3. Medicamentos com hormônio tireoidiano, estimulantes, inibidores de apetite, diuréticos, laxantes, tranqüilizantes e antidepressivos, usados em conjunto para emagrecer, são prejudiciais à saúde. Quando unidos a dietas milagrosas são catastróficos. Podem provocar fraqueza, desmaios, palpitação, infarto, redução da resistência, sincopes e mal-estar súbito.

4. Comece passando por uma consulta médica. Através do exame clínico, o médico avalia sua condição física e sua saúde. Só o médico está habilitado a indicar o tratamento adequado para perder peso, o que pode incluir medicamentos.

5. Um profissional da saúde, como um educador físico, deve ser consultado para que indique a atividade física adequada a seu biofísico.

6. Procure uma nutricionista para desenvolver um plano alimentar adequado às suas características e necessidades.

7. No início, sem exageros e respeitando seus limites, a pessoa deve deixar mais o carro em casa e andar mais à pé. Troque o elevador por alguns lances de escadas.

8. Evite alimentos gordurosos, doces e fast food. Nas refeições, prefira legumes, verduras e frutas.

9. Mantenha-se hidratado, através do consumo de água frequentemente.

10. Finalmente, entenda que o importante não é chegar ao peso ideal, mas ficar nele pelo resto da vida. Isso exige a adoção de hábitos saudáveis para sempre.

Estima-se que, no Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso ou é obesa. A obesidade é reconhecida pela OMS - Organização Mundial de Saúde como doença grave, que atinge proporções epidêmicas no mundo, e é fator de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol elevado e diabetes. Até mesmo graus menores de sobrepeso podem levar indivíduos susceptíveis a desenvolver doenças.

A obesidade é a principal causa de diabetes e triplica as chances de desenvolver a doença. Pessoas não diabéticas, mas com antecedentes familiares, podem prevenir, ou retardar o aparecimento da diabetes, perdendo peso. Quando a doença já está estabelecida, emagrecer pode reduzir a necessidade de medicação.

Também é importante fator de risco para hipertensão, estima-se que a obesidade seja responsável por um terço dos casos. O risco de ser hipertenso aumenta 50% em pessoas com sobrepeso. Perder dez quilos reduz em 26% o risco de ter pressão alta. Para o tratamento, o hipertenso deve chegar ao peso ideal.

A obesidade é ainda fator de risco para dislipidemia, aumentando colesterol, triglicérides e reduzindo a fração boa do colesterol. A perda de peso reduz o nível de gordura no sangue e o risco cardiovascular.

Outras doenças também estão associadas à obesidade, como algumas formas de câncer, doenças respiratórias, cálculo biliar e doenças ósteo-articulares. Existe ainda o aspecto psicológico, relacionado a estigmatização do obeso, o que leva a quadros depressivos, diminuição da auto estima e do relacionamento social.

A prevenção da obesidade passa por ações educativas, controle da propaganda de alimentos não saudáveis, reciclagem de profissionais de saúde, apoio à produção e comercialização de alimentos saudáveis e planejamento urbano, privilegiando o deslocamento a pé e criando áreas para pratica de atividades físicas.

Por: Dr. Abrão José Cury Jr., diretor da Regional da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, médico assistente da Universidade Federal de São Paulo e cardiologista do Hospital do Coração.