quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pequenos mal-estares, grandes doenças

Alguns brasileiros têm o perigoso costume de diante de uma dor suportável, ou de um mal-estar, concluir que não é nada grave, que é passageiro, e freqüentemente, recorrem à outra solução ainda mais perigosa, a automedicação, que pode até aliviar, ou “mascarar”, temporariamente a situação. As pessoas “empurram com a barriga” pequenos problemas, que podem ser sintoma de doença grave, ou podem evoluir para uma doença grave.

O Dr. Abrão José Cury Jr., diretor da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, médico assistente da Universidade Federal de São Paulo e Cardiologista do Hospital do Coração, recomenda sempre que uma dor, ou um mal-estar, como “queimação” no estômago, dor de cabeça e tontura, apareçam com freqüência, à pessoa deve procurar um médico para fazer o diagnóstico preciso e evitar complicações.

Pequenos problemas que podem se transformar em grandes doenças:

Ronco pode ser sintoma de distúrbio do sono, que provoca cansaço, sonolência, dores musculares, queda de rendimento e acidentes. Quando o distúrbio do sono ronco não é tratado pode evoluir para hipertensão e arritmia cardíaca.

Tontura pode ser provocada por várias situações: medicamentos, labirintite, insuficiência cardíaca, anemia, problemas com a circulação cerebral, disautonomia - descompasso entre capacidade vascular, pressão arterial e freqüência cardíaca -, altas temperaturas, alterações hormonais, falta ou excesso de açúcar no sangue, consumo excessivo de bebida alcoólica e situações emocionais. Às vezes, o pior vem depois: a pessoa tem tontura, perde o equilíbrio, bate a cabeça e tem traumatismo craniano.

Hipertensão, em geral, não tem sintomas e está diretamente ligada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e insuficiência cardíaca, hemorragias e embolias cerebrais, além de comprometer outros órgãos, em função das lesões que se instalam no sistema arterial.

“Queimação” no estômago e azia, em geral, são provocadas pelo refluxo do suco gástrico, em geral, causado por uma hérnia de hiato. Além de ser confundido com outros problemas, como infarto, pode predispor ao câncer de esôfago.

Manchas na pele podem ser alergias simples, mas também podem ser sintoma de câncer ou hanseníase, popularmente conhecida como lepra.

Pressão baixa pode ser sintoma de desidratação, infecção, deficiência na produção de cortisol, problema na supra-renal e disautonomia. Também pode ser provocada por infarto do miocárdio, embolia pulmonar, hemorragia, podendo até chegar à morte.

Mudanças de comportamento, como deixar de atender ao telefone, negligenciar sua higiene, se isolar, sintomas físicos e medo de sair de casa podem ser depressão e a ansiedade, apontadas pela OMS - Organização Mundial da Saúde como duas das principais causas de doenças cardiovasculares, hipertensão, infarto, câncer e doenças imunológicas. A maioria destes doentes, 80%, chega ao consultório do clínico geral com queixas físicas, como dor de estômago, problemas de pele e infecções de repetição.

Alterações físicas, como pés e mãos frios, distúrbios de concentração e raciocínio, dificuldades de memória, mudanças de comportamento, reações emocionais alteradas, como comover se facilmente, podem ser desencadeadas pelo estresse. Se não tratado, pode levar à exacerbação desses sintomas e ao aparecimento de doenças cardiovasculares, gastrointestinais, respiratórias, dermatológicas, musculares, emocionais e outras.

Sobrepeso deixa os indivíduos susceptíveis a desenvolver doenças. A obesidade é reconhecida pela OMS - Organização Mundial de Saúde como doença e é fator de risco para doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol elevado e diabetes. É a principal causa de diabetes e triplica as chances de desenvolver a doença. Também é importante fator de risco para hipertensão, para dislipidemia, aumentando colesterol, triglicérides e reduzindo a fração boa do colesterol. Outras doenças também estão associadas à obesidade, como algumas formas de câncer, doenças respiratórias, cálculo biliar e doenças ósteo-articulares. Existe ainda o aspecto psicológico, relacionado a estigmatização do obeso, o que leva a quadros depressivos, diminuição da auto-estima e do relacionamento social.

Dor de cabeça pode ser conseqüência de tensão muscular causada pela disfunção de ATM – Articulação Temporomandibular, como oclusão dentária, mudança na mordida e bruxismo. Também pode ser provocada por problemas de visão porque, quando uma pessoa tem dificuldades para enxergar, força os músculos dos olhos, o que provoca dor de cabeça. A gripe é uma doença sistêmica, que pode provocar infecção na região frontal da cabeça – sinusite - e a dor de cabeça pode fazer parte do quadro. Tumores, privação do sono, problemas emocionais e neurológicos também podem provocar dor de cabeça.

Vale destacar que problemas simples podem se agravar com o uso de medicamentos impróprios. “É importante que as pessoas cuidem melhor da saúde e valorizem o conhecimento médico”, finaliza o Dr. Abrão José Cury Jr.